Prof. Paulo
8-03-07

Avaliação

u

Resumo de aula -
Exposição de slides

(Inteligências Múltiplas)
Anterior aos anos 80 eram aplicados testes de inteligência chamados “Quociente de inteligência” ou simplesmente “QI”. Surgiram na China no século V e foram utilizados na França no século XX. Eram testes tendenciosos e discriminatórios. Nos anos 80 foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da universidade de Harward, liderada pelo psicologo pelo psicólogo Howard Gardner, que identificou sete tipos de inteligências. Esta teoria teve grande impacto na educação no início dos anos 90.

1. Lógico-matemática – Capacidade de analisar problemas, operações matemática e questões científica. (matemáticos, engenheiros, cientistas)
2. Linguística – Sensibilidade para a língua escrita e falada. (oradores, escritores, poetas)
3. Espacial – Capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. (arquitetos, desenhistas, escultores)
4. Musiacal – Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais. (músicos, compositores, dançarinos)
5. Físico-cinestésica – Potencial de usar o corpo para dança, esportes. (mímicos, dançarinos, desportistas)
6. Intrapessoal - Capacidade de se conhecer. (escritores, psicoterapeutas, conselheiros)
7. Interpessoal – Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. (políticos, religiosos, professores)

Nos últimos tempos, ele agrupou as duas últimas como “inteligências pessoais” e sugeriu mais duas categorias:
1. Naturalista – Capacidade de reconhecer e classificar espécies da natureza.
2. Existencial – Preocupação com questões fundamentais da existência.
Será que não existem mais inteligências?

(idéia de grade curricular) passa a imagem de prisão do conhecimento.

Distribuição do texto de “Raízes e asas – no. 08”