19/04/07

CIHUM
Profª Valeria




Resumo de aula:

Slid disponível “O sentido do aprendizado na área”  (Ensino Médio)

“Um Ensino Médio concebido [...] precisa desenvolver o saber [...]” PCN – Ensino Médio p. 18

Competência e Habilidades Gerais

Investigação e Compreensão

Contestualização sócio-cultural

Princípio da desconstrução

Kuhn diz que os paradigmas das ciências são tradicionais, partidários. Sua construção é resultado da pesquisa de diferentes escolas competitivas entre si. Os paradigmas são rompidos quando questões levantadas não são solucionadas.
O paradigma nunca é testado. Freqüentemente são pessoas jovens na idade ou na área em crise, que possuem maior habilidade para fazer essa transição.

(Nilson José Machado) – Leitura para 3/05/07

Bibliografia:
Kuhn, Thomas S.; A Estrutura das Revoluções Científicas, ed. Perspectiva, 1962
Santos, Boaventura de Sousa; Um Discurso Sobre as Ciências, Ed. Cortez
Bachelard, A formação do espírito científico.