Aula 1

CIMAT
Profª Valéria

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Conceito de Ciências da Natureza e Matemática como construções humanas

  • natureza histórica, social e cultural das ciências naturais e da matemática

  • caráter a-histórico, linear e descontextualizado da ciência ensinada na escola

  • questões éticas e controvérsias ligadas a atividade científica


  1. Processos de desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia

  • conceito de paradigma

  • acumulação, continuidade e ruptura de paradigmas científicos

  • desenvolvimento científico x desenvolvimento tecnológico

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CARRILHO, Manuel Maria. A filosofia das ciências: de Bacon a Feyerabend. Lisboa: Presença, 1994.

MACHADO, Nilson José. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins. São Paulo: Cortez, 1992.

MEIS, Leopoldo de. Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002.

NARDI, Roberto (Org.) Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2002.

PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. São Paulo: Autêntica, 2002.


Esse site apresenta todas leis referentes a educação do país.
http://portal.mec.gov.br/