02/05/07

CIMAT
Profª Valéria



Nilson José Machado
Matemática e Educação – Alegorias, tecnologias temas afins.
Ed. Cortez

Outros temas do mesmo autor

O TECNICISMO EM EDUCAÇÃO.
pp. 80 - 99

I- Introdução
II- Os Pressupostos Ideológicos
a - 1) É através da tecnologia que os países ...
a - 2) Desenvolvimento é desenvolvimento econômico
a - 3) As mudanças nos planos social e político ...

b – 1) A ciência é essencialmente produtora de ...
b – 2) A objetividade do conhecimento científico ...
b – 3) A tecnologia é um elemento metodológico ...

c – 1) A educação é uma ciência do comportamento
c – 2) As componentes fundamentais da educação ...
c – 3) A educação deve ter idéias de neutralidade ...

III- Conclusões
a) Dois níveis de abordagem
b) Do problema às tecnologias
c) Democratização versus controle social

Algumas considerações:
O livro foi escrito em 1992. De lá para cá muita coisa mudou na tecnologia, seus conceito e suas aplicações. Em 15 anos já se passaram pelo menos 10 gerações de hardwares e sistemas operacionais. Em 1992 a micro informática era uma tecnologia muito cara. Naquela época, ainda era muito utilizado o XT – processador 8088, cuja capacidade não chegava a décima parte dos processadores atuais. O sistema operacional mais comum era o MSDOS, rodava em conjunto com MSWindows. O mouse era novidade, não existia internet para a população, exceto em alguns centros universitários e era somente em modo texto.

Criar uma aula que contenha o material do Nílson.
Utilizando o tema da parte a-3 do livro.
- Sociedades Desenvolvidas (dominantes) em contrates com sociedades “sub-desenvolvidas” (dominadas).

Material de apoio:
música - “O tempo não pára de Cazusa” - Ressaltar na letra o trecho “ ... me chamam de ladrão de bicha maconheiro, por que assim se ganha mais dinheiro, sua piscina está cheia de ratos, suas idéias não correspondem aos fatos, o tempo não pára ...”
filme - “Ghandi” ou “O Jardineiro Fiel” dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.
No filme Ghandi pode-se ver a tentativa de libertar o povo indiano do poderio britânico e no filme “O Jardineiro Fiel” vê-se o poder das multinacionais sobre os povos subdesenvolvidos.

Imagens ilustrativas -


Debate com alunos:
Aplicação de exercício escrito.

Questões para os alunos responderem por escrito:
1) O que é uma sociedade desenvolvida?
2) Nossa sociedade brasileira é desenvolvida? Por que?
3) Se fosse para escolher: você gostaria de viver em qual sociedade?

As mudanças nos planos social e político advirão do crescimento econômico?
As grandes nações lucram com o subdesenvolvidos?

10-05 Aula de Planejamento PLAN I - Continuidade do planejamento iniciado 03/05.
17-05 Projeto Integrado - Trazer todo material do projeto integrado.