12/04/07

Planejamento


Edgar Morin

Leia
“a curiosidade da criança”

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro
Edgar Morin

Cap 1 – As cegueira do conhecimento: o erro e a ilusão

  • Todo conhecimento implica erro e ilusão;

  • A memória é fonte de erro e ilusão;

  • Racionalidade X erro e ilusão;

  • Priorização da racionalidade sobre a emoção: O enriquecimento através da fusão de ambos;


Cap 2 – Os princípios do conhecimento pertinente

  • Para tornar o conhecimento pertinente

      • contexto

      • global

      • multidimensional

      • complexo

  • A inteligência geral

  • Os problemas essenciais: especialização, redução e falsa racionalidade

  • Fragmentação do conhecimento

  • incapacidade de contextualizar e globalizar



Cap 3 – Ensinar a condição humana

  • Ensinar a condição humana - Conhecer o humano pressupõe situá-lo no universo;

  • Filosofia distância do dia-a-dia;

  • Visão distorcida da realidade;

  • Explicar o mundo espaço onde o homem esta localizado;

  • Homem como um todo e como um indivíduo;

  • Dualidade – humano racional / homem irracional;

  • O homo sapiens e o homo sapiens sapiens demens (o homem antagônico);

  • agente próprio da cultura: cérebros;

  • A esfera social – capital de saberes;

  • Homem de várias ações (culturas);

  • Homo complexus - Loucura do homem;


Cap 4 Ensina a identidade terrena

  • Pertencemos ao grupo = mesmo planeta Terra;

  • Saber no futuro: preparar cidadãos para proteger a terra;

  • Pensar o planeta: final do século XV;

  • Modo de pensar local para o global: difícil;

  • século XX – fragmentos isolados;

  • O desenvolvimento criou problemas;

  • O legado do século XX
    - tempos de guerra e paz – armas nucleares
    herança de morte: uma nação com poder de destruição

  • Novos perigos: morte ecológica do planeta Terra;
    “ Enfim, a morte ganhou espaço em nossas almas.”

  • Esperança na EDUCAÇÃO!!
    “Devemos inscrever em nós:”
    As consciências: antropológica, ecológica, cívica e espiritual

  • Ética da compreensão planetária



Cap 5 - Enfrentar as incertezas

  • A incerteza passa a acompanhar a humanidade a partir do séc. XX

  • Devemos estar preparados para enfrentar as incertezas;

  • A educação deve se ocupar não só das certezas nas também das incertezas;

  • O real é aquilo que acreditamos sobre a realidade;

  • O inesperado torna-se possível e se realiza;

  • A redução do risco é possível a partir de uma análise de cenário;


Cap 6 - Ensinar a compreensão

  • Consciência de ser solidário
    advento da tecnologia -> necessita compreensão
    não se mede

  • Missão espiritual é ensinar a compreensão entre as pessoas
    - solidariedade

  • Global / individual

  • Comunicação -> intelegibilidade

  • Subjetividade

  • Ruído na comunicação

  • Polissemia

  • Ritos de costumes

  • Valores imperativos

  • Espírito redutor

  • Dificuldade de compreender o outro

  • Ética da compreensão
    “A compeensão é ao mesmo tempo meio e fim da comunicação humana.” p. 104

  • Auto-exame - “Tira primeiro a trave do seu olho para depois tirar o cisco do olho de seu irmão”


Cap 7 - A ética do gênero humano