Prof. Paulo

Prática Docente I
PRAT I



Jan Amos Comenius
“pai da pedagogia”


Resumo da exposições de Slides apresentados pelo professor.
Programa
Formação Inicial
Os cursos de graduação do Senac – exigência de TCC
Pesquisar problemas, propor soluções, e implementá-las na prática
Pesquisa como algo dinâmico, significativo, vinculado a prática docente




Pesquisa:-
“Essencialmente, pesquisa visa a produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno”
Como conhecimento novo “subentende um conhecimento que preenche uma lacuna importante no conhecimento disponível em uma determinada área do conhecimento”. (Luna, 1999, p.15)

Não é possível pesquisar todas as possibilidades num só ambiente. O conhecimento adquirido na pesquisa é fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigada. Pode haver confirmação ou negação apontada na pesquisa, mas o que não pode é ser ignorado. (Lüdke e André, 1986, p.02)

Anotação no quadro

Pesquisa é parte da atividade docente
Professor “dador” de aulas
Aprendizagem => centrado no aluno
Ensino => centrado no professor => aulas expositivas


Objetivos numa pesquisa:
demonstração da existência (ou da ausência) de relações entre diferentes fenômenos;
aplicação de dada teoria;
desenvolvimento de novas tecnologias ou demonstração de novas aplicações;

Problema de pesquisa – conjunto de perguntas que esse pretende responder. Novas e relevantes teórica e/ ou socialmente;
A determinação das informações necessárias para encaminhar as respostas às perguntas feitas;
Seleção das melhores fontes dessas informações;
Definição de um conjunto de ações que produzam essas informações;
Seleção de um sistema para tratamento dessas informações;

Uso de um sistema teórico para interpretar
Produção de respostas
Indicação de grau de confiabilidade

Atividade de pesquisa está intimamente relacionado ao estágio.
O probema de pesquisa deve ser algo que parta da curiosidade, da inquietação e seja um desafio para o pesquisador. A importância disso reside no fato de que é fundamental que haja interesse do pesquisador. De outra forma não haverá insentivo a fazer o trabalho.

Formulação das formas de pergutas
Tema
Problema (perguntas)
Objetivos
Hipóteses
Procedimentos metodológicos a serem utilizados
Levantamento bibliográfico

Levantamento bibliográfico
Cronograma

Levantamento dos dados gerais da pesquisa
Relatórios devem caminhar junto com as pesquisas

Nota PRAT I
atribuida no final do primeiro semestre para componente curricular
atividades cronograma