Profª Marcio Celeste
05/03/07

Sociologia



Resumo de aula:
A igreja mantinha o código fechado em latim e o clero não queria abrir seu código para o povo.
Com a descoberta da prensa foi possível a impressão da bíblia em alemão.
Lutero na prática desejava “ensinar tudo a todos”

Movimentos contra-reforma com jesuítas dedicados a educação.

Comenius, filósifo que tratou da didática maior.
“Creio porque é absurdo” - ( Comenius – Didática Magna – São Paulo – Martins Fontes, 1997.)

Troca do dogma pela observação sistemática da natureza. (ordem dos franciscanos)

No Discurso do método – Rene Descarte “cogito, logo existo”

Escola moderna (sec. XVI)

Os preceptores como uma espécie de professores particulares.
Literatura e filme: Amar verbo intransitivo de Mario de Andrade

Posso e é legítimo questionar. (filosofia)
Filosofia política: Thomas Hobbes – sec. XVII - Homem como base das relações sociais. Visão pessimista da humanidade.
Medo da morte violenta. Monopólio da violência justa. (Todos contra todos)

filme: Cidade de Deus – Meireles (todos contra todos)


Comenius – Didática Magna – São Paulo – Martins Fontes, 1997.
Roussean, Jean-Jaques, Emílio, ou, Da Educação. São Paulo.
Matins Fontes, 1995 Original de 1759.
Binzer, Ina Von – Os meus Romanos: alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil.

Livro de referência: Hilsdorf, Maria Lucia Spedo – O aparecimento de escola moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.