Prof. Marcio Celeste
26/03/07

Sociologia

Resumo de aula:
Continuação da Leitura, Durkheim, Educação e Sociologia. p. 3 – Ciência da educação e pedagogia.
A sociologia como um fato social.
1) Os estudos devem recair sobre fatos que conheçamos, que se realizem e sejam passíveis de observação.
2) É preciso que esses fatos apresentem entre si homogeneidade suficiente para que possam ser classificados numa mesma categoria.
3) A ciência estuda os fatos para conhecê-los, e tão-somente para conhecê-los, de modo absolutamente desinteressado.

Segundo Durkheim ciência é somente o que podemos medir, pesar, comensurar. A ciência, para Durkheim (século XIX) deveria permanecer nessa linha, opondo-se ao “fantasma que rondava a europa”.

Todos teóricos do século XIX concordam com a necessidade de mudanças. Marx se dedica ao campo da economia. Marx tem uma visão pessimista em relação aos indivíduos, o que importa é o coletivo e o social.

Durkheim não concorda com Marx, porém aponta para a necessidade de valorizar o coletivo e não o indivíduo. Na visão conservadora Durkheim acredita na ordem social sem revolução, cada um na sua classe social trabalhando em favor do coletivo.


Correntes antagônicas que em algum ponto se encontram.

Data para entrega da resenha:

Analise crítica de um dos três autores ( textos dados) 23 de abril. (substitui a